quarta-feira, 4 de março de 2009

Sobre o artista:



















Pintor, escultor, restaurador, carnavalesco, escritor e cineasta.
Natural de Manhumirim – MG, Rosendo iniciou seu trabalho com artes plásticas em sua cidade natal .
Transferiu-se para o Rio de Janeiro onde estudou Artes Plásticas e logo ingressou nas grandes escolas de samba como escultor e pintor de arte.
Como carnavalesco chegou à Marques do Sapucaí atuando em grandes escolas como Portela e Tradição por vários anos.
Na Tradição atuou ao lado de artistas plásticos como Rosa Magalhães, Lícia Lacerda, Paulino Espírito Santo, Edmundo Braga, Viriato Ferreira e Maria Augusta. Foi o primeiro artista plástico a fazer uma capa do LP dos sambas enredo do grupo especial do Rio de Janeiro, quando em 1984 pintou os retratos de Paulo da Portela, Natal e Clara Nunes.
Foi autor dos enredos “O Melhor da raça, o melhor do Carnaval” em 1988 e “Rio, Samba, Amor e Tradição” em 1989, do G.R.E.S. Tradição.
Como escultor, se especializou em construir estátuas gigantescas, técnica que aprendeu com seu mestre YAREMA, um alemão radicado no Rio de Janeiro.
Ele também é restaurador de obras de arte e pintura de igrejas.Também no Rio de Janeiro Rosendo foi assistente de direção do longa metragem Um menino... Uma mulher, estrelando Monique Lafond e grande elenco numa produção de Jece Valadão. Como cineasta João Rosendo foi o produtor, maquiador, roteirista, ator e diretor e o criador dos efeitos especiais de três filmes de terror: O Embrião Satânico, Reencarnação Diabólica e Terror no Colégio, onde atuaram jovens, delegado, oficiais de justiça, policiais, médicos, movimentando toda a comunidade de Manhumirim e região. Um artista completo que tem o privilégio de viver de sua arte em um país onde a cultura muitas vezes é colocada em últimos planos.

FOI NOTICIA


Embaixada da Vila São José transforma a Avenida do Povo em um mar azul
23/02/2009 - 6h30 (Ocimar Barbosa)
Imagem(s): Agoravale


O GRES Embaixada da Vila São José encerrou a noite de desfile competitivo do Grupo Especial em Taubaté, trazendo o enredo "Sonho de Ícaro" que relatou a aspiração da humanidade em voar como a águia que é o símbolo da escola. O carnavalesco é João Rosendo.


Embora a Embaixada tenha sua data oficial de fundação como sendo 19 de fevereiro de 1970, sua atividade no carnaval de rua de Taubaté vem desde 1967. O presidente da agremiação azul e branca é Ary Kara José Filho.Perto de 500 integrantes vieram para a Avenida do Povo para
contar a saga dos maiores desbravadores do céu e a genialidade dos inventores, a começar pela lenda grega de Ícaro e Dédalo. Santos Dumont e Leonardo da Vinci foram relatados no tema pela inspiração e criação de artefatos que hoje são a realidade da aviação.A bateria de Mestre Ernestino trouxe 82 ritmistas de ponta vestidos como a grande inventor brasileiro, "Pai da Aviação". Os intérpretes Fabiano, Baiano, Rafael e Berê e o cavaquinista Robson defenderam na avenida o samba de autoria de Edson Jarbas.Tomando conta da Avenida do Samba em toda a sua extensão, a Embaixada da Vila São José trouxe de volta o mar azul de suas fantasias para alegria de sua grande torcida.