sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ESTÁTUA DO PADRE JÚLIO MARIA EM ALTO JEQUITIBÁ -
SEGUNDO PADRE DEMERVAL
A MAIS FIEL EM SEMELHANÇA E DETALHES
É OBRA DO ARTISTA PLÁSTICO JOÃO ROSENDO
O artista plástico João Rosendo, continua cada vez mais criativo em sua arte. Mesmo já estando trabalhando no desenho dos figurinos e nos projetos dos carros alegóricos da escola de samba paulista “Embaixada da Vila São José”, da qual ele foi bi campeão em 2009 , tirando a agremiação de vinte e três anos de derrotas e conseguindo o troféu de melhor carnavalesco, João Rosendo ainda se dedica ao seu trabalho como escultor de gigantescas estátuas. Só neste ano ele já construiu inúmeros bonecos de caricatura de políticos para campanha eleitoral; é o autor da estátua de São Pedro do distrito de São Pedro do Avai (Manhuaçu –MG), e ainda está esculpindo um Jesus Crucificado para um cruzeiro, medindo no total doze metros de altura. Na cidade de Alto Jequitibá (MG) o escultor foi o autor da estátua retratanto o fundador da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, o Padre Júlio Maria de Lombaerde. A estátua impressiona pelos detalhes e pela semelhança, gerando vários comentários elogiosos do historiador e ex-aluno do fundador, Padre Demerval Alves Botelho. Segundo Padre Demerval ele já visitou vários monumentos de Padre Júlio na Bélgica, Alemanha e em outros países, mas a mais fiel que já viu foi a esculpida por João Rosendo.



O artista plástico João Rosendo é entrevistado na TV Bandeirantes, e fala sobre seu trabalho na Escola de Samba Embaixada da Vila São José.

As esculturas gigantescas do artista plástico João Rosendo disputam em altura com os prédios da cidade de Taubaté.

No barracão na Embaixada Vila São José, o artista plástico João Rosendo trabalha na escultura do minotauro, peça de 7,5 metros, que compôs um dos carros alegóricos da escola de samba.

Escola de Samba Embaixada da Vila São José desfila com enredo do carnavalesco João Rosendo

O G.R.E.S. Embaixada da Vila São José, presidida pelo vereador Ary Filho, levou para a Avenida do Povo o enredo “Sonho de Ícaro”, que mostrou através de suas luxuosas alas, destaques e alegorias a história da aviação. O tema desenvolvido pelo carnavalesco João Rosendo fez uma viagem fantástica começando pela mitologia grega, passando pela parte histórica da criação de inventos voadores até culminar na parte futurística e hi tec com figuras gigantescas de extraterrestres e naves espaciais.
Segundo o carnavalesco João Rosendo, mineiro de Manhumirim, com vários anos de experiência na Portela e na Tradição (Rio) a agremiação surpreendeu pela forma que o enredo foi mostrado e também pelas surpresas que aconteceram na avenida. Rosendo além de ter sido o autor do enredo, dos figurinos, projetos dos carros alegóricos e desenho de todos os destaques ainda foi o autor das gigantescas esculturas e pinturas de painéis que desfilaram na escola.
O artista plástico João Rosendo e seu auxiliar Maurício Oliveira estão trabalharam dia e noite com toda a equipe de serralheiros, carpinteiros, decoradores e costureiras para apresentar na avenida o sonho do menino Ícaro que queria voar mais alto e acabou tendo suas asas derretidas pelo sol.