quarta-feira, 4 de março de 2009

Sobre o artista:



















Pintor, escultor, restaurador, carnavalesco, escritor e cineasta.
Natural de Manhumirim – MG, Rosendo iniciou seu trabalho com artes plásticas em sua cidade natal .
Transferiu-se para o Rio de Janeiro onde estudou Artes Plásticas e logo ingressou nas grandes escolas de samba como escultor e pintor de arte.
Como carnavalesco chegou à Marques do Sapucaí atuando em grandes escolas como Portela e Tradição por vários anos.
Na Tradição atuou ao lado de artistas plásticos como Rosa Magalhães, Lícia Lacerda, Paulino Espírito Santo, Edmundo Braga, Viriato Ferreira e Maria Augusta. Foi o primeiro artista plástico a fazer uma capa do LP dos sambas enredo do grupo especial do Rio de Janeiro, quando em 1984 pintou os retratos de Paulo da Portela, Natal e Clara Nunes.
Foi autor dos enredos “O Melhor da raça, o melhor do Carnaval” em 1988 e “Rio, Samba, Amor e Tradição” em 1989, do G.R.E.S. Tradição.
Como escultor, se especializou em construir estátuas gigantescas, técnica que aprendeu com seu mestre YAREMA, um alemão radicado no Rio de Janeiro.
Ele também é restaurador de obras de arte e pintura de igrejas.Também no Rio de Janeiro Rosendo foi assistente de direção do longa metragem Um menino... Uma mulher, estrelando Monique Lafond e grande elenco numa produção de Jece Valadão. Como cineasta João Rosendo foi o produtor, maquiador, roteirista, ator e diretor e o criador dos efeitos especiais de três filmes de terror: O Embrião Satânico, Reencarnação Diabólica e Terror no Colégio, onde atuaram jovens, delegado, oficiais de justiça, policiais, médicos, movimentando toda a comunidade de Manhumirim e região. Um artista completo que tem o privilégio de viver de sua arte em um país onde a cultura muitas vezes é colocada em últimos planos.

Um comentário:

André Luiz disse...

Parabéns pelo seu trabalho, vc realmente é um artista de valor. Tinha que ser mais reconhecido em todo o Brasil. Eu sei o tanto que você é competente em tudo que faz.